Empreendedorismo Colaborativo

A Rede de Isonomia Social Equilibrium é um projeto sem fins lucrativos do Instituto Aliança.

É de livre adesão para todos os Brasileiros. A rede é um sistema socioeconômico de progresso isonômico coletivo, que incuba Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e Cooperativas Integradas, organiza o espaço social , igualmente sem fins lucrativos e sem distribuição de excedentes.

Sumário : Reunir pessoas interessadas em investir em empreendimentos produtivos colaborativos, sem especulação e riscos elevados.

A partir de um fundo colaborativo (espécie de poupança coletiva) encontramos as melhores opções de investimentos.

Os associados podem investir subscrevendo cotas (não precisa transferir o recurso) somente após aprovação do negócio.

 

Condições:

  • Valor mínimo da Cada = 500,00 reais (corrigidos pelo IGP-M) + valorização da Ação/Cota;
  • Subscrição por meio de associação aos quadros do Instituto Aliança e pré-contrato de investimento;
  • Voto na Assembleia por número de cotas/ações e Assuntos;
  • Voto no Conselho Administrativo (somente capital acima de 10% para Indicação e Condições de acesso aos Cargos em nível de Gerência e Direção, Definição da taxa de Reinvestimento, Orçamento anual, Contratação de Obrigações acima de 10 % do Capital Social.;
  • A Cooperativa Equilibrium participa do conselho administrativo ainda que o total de ações seja menor que 10%;
  • Será dada preferência para mão de obra cooperativada nos cargos na Supervisão, Produção e Administrativos em geral, sempre que atendidos os pré-requisitos da vaga e ordem estatutária;
  • Pay Out mínimo de 10%;

 

Você pode participar de duas formas no Instituto Aliança:

1 – Associando-se como sócio empreendedor você acessa os seguintes benefícios:

  • Capacitação em Empreendedorismo
  • Orientação para investimentos
  • Formação e gestão de poupança coletiva (fundos de empreendedorismo)
  • Pesquisas sobre negócios e oportunidades
  • Desenvolvimento de Modelos e Planos de negócios
  • Análises de risco e estimativas de rentabilidade
  • Incubadora de empreendimentos
  • Gestão de mão de obra por meio de cooperativas parceiras
  • Integração e fidelização de negócios em redes colaborativas ou de fidelidade
  • Concessão de Microcrédito orientado (Bancos Sociais)

 

2 – Como sócio Investidor (acionista/cotista), subscrevendo a cotas ou ações nas empresas apoiadas ou criadas por intermédio do Instituto Aliança por meio dos fundos de investimentos geridos por seus associados.

  • Você pode ser sócio destas empresas sustentáveis ao adquirir ações ou subscrever cotas
  • Terá participação nos lucros conforme suas quotas, exatamente  como em qualquer outra empresa mercantil, porém seu investimento estará apoiando empresas com vocação e atuação social e o trabalho de cooperativo;
  • Terá ainda, toda a orientação que necessitar para investir com segurança e apoiar a produção e o trabalho sem especulação financeira, trazendo benefícios verdadeiros para sociedade e para o planeta;

REDE EQUILIBRIUM

Se você quiser trabalhar na Rede Equilibrium, por meio das Cooperativas, saiba que a Cooperativa também é acionistas destas empresas, e a participação nos lucros é gerenciado como Sobras ou Excedentes da Cooperativa.

Estes Excedentes são utilizados para melhorar nossa infraestrutura produtiva, capacitação e benefícios sociais para os associados.

Depois de pagar todos os impostos, salários e custas, o que “sobra” vira excedente e retorna para um caixa comum do Projeto Equilibrium “FED” com gestão democrática ante-expertise, à serviço do desenvolvimento da própria rede, de novos negócios solidários, projetos educacionais e sociais, instalação de Espaços de Convivência Planejada (Ecopolos, Ecocidades, comunidades Planejadas, etc.,)  para atender associados em todo o Brasil.

Mediante o acesso a este portal, você pode se informar e participar da rede Equilibrium em igualdade de deveres e direitos e ainda adquirir ações destas empresas.

Empresas de Participação Comunitária Integradas

As empresas sociais integradas tem um diferencial a mais; seguem um modelo revolucionário de funcionamento integrado, de economia baseada em recursos e não redistribuição de lucros, com o reinvestimento dos mesmos em projetos de educação, empreendedorismo e progresso social.

Cada empresa solidária incubada pela rede, ou parceria, é gerenciada de forma única, porém integrada a um paradigma colaborativo.

Os equipamento móveis ou imóveis servem a todas as empresas filiadas, gerando economia e fortalecendo o avanço das mesmas.

A cada sucesso, o grupo segue mais forte e harmonioso. As sobras sempre são gerenciadas coletivamente via democracia direta ante expertise, assim como também são amparadas em caso de dificuldades, por toda as empresas da rede, trazendo resiliência e estabilidade aos postos de trabalho.

Veja no menu EMPRESAS uma area de interesse. Quer fazer uma proposta para abrir nova ação comercial, estabelecer uma parceria, apoio, contra proposta, entre em contato conosco em cooperativaequilibrium@gmail.com ou equilibrium@equilibrium.org.br.

Wagner A. AnnunciatoEmpreendedorismo Colaborativo