Seja bem vindo !

Aquaponia é a criação de peixes integrada ao cultivo de plantas. De forma simbiótica, as plantas usam as sobras e os  excretos dos peixes como alimento, limpando novamente a água para os mesmos. Assim, temos a produção de plantas e peixes de forma mais econômica e livre de tóxicos, sem descartar ou trocar a água. O sistema fica mais eficiente a cada ano, sem necessidade de limpeza dos tanques de cultivo!

​Não há necessidade do uso de terra, o cultivo é feito em água, usando como mídia de sustentação, entre outros, a argila expandida,  brita ou fibra vegetal. Este meio de cultivo oferta economia, preservação ambiental e saúde. O cultivo pode ser realizado em pequenos locais como quintais, varandas, corredores, lages e outros. Caso a produção tenha excedentes, há possibilidades de distribuição local para os moradores da própria região, gerando economia solidária, saúde, educação e muito mais.

​Na Aquaponia, se manejada com responsabilidade e em condições favoráveis, há uma eficácia de até 40% no cultivo, isso significa mais produção em menos tempo, o que se resume em economia de recursos e energia. Todo sistema é livre de tóxicos, uma vez que qualquer substância nociva causaria a morte dos peixes e das bactérias, fontes do ambiente básico da técnica de aquaponia.

​Através do Grupo Equilibrium, os arranjos de Aquaponia, cursos e assessoria sobre o tema já estão em andamento desde 2012 de forma pioneira no país. Caso tenha interesse em cursos ou a contratação de pessoal especializado para montar sistemas de Aquaponia Educacional, Residencial ou Comercial, entre em contato conosco.